Praça do Rossio
Comece o dia no coração da Baixa de Lisboa: a Praça do Rossio!Também conhecida como Praça Dom Pedro IV, a Praça do Rossio é um espaço soalheiro e acolhedor que testemunhou inúmeras celebrações, protestos e eventos ao longo dos séculos.
Nesta praça, cercada por belos edifícios, como o Teatro Nacional D. Maria II, encontra duas imponentes fontes e uma estátua do rei D. Pedro IV, que segura na mão direita a Carta Constitucional.
Elevador de Santa Justa
Depois de atravessar a Praça do Rossio, está na altura de se perder pelas ruas de calçada portuguesa até ao Elevador de Santa Justa.
Projetado pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, o Elevador de Santa Justa é uma obra-prima de ferro forjado do século XIX. Liga a Rua do Ouro ao Largo do Carmo, no Chiado, e ao subir tem acesso a um miradouro que oferece uma vista esplêndida sobre a cidade.
Recomendamos utilizar o elevador para aceder ao miradouro e dar um passeio pelo Largo do Carmo, Convento do Carmo e Chiado, mas se a fila estiver longa, pode também fazer o caminho até ao Largo do Carmo a pé, demora apenas alguns minutos.
Largo do Carmo
O Largo do Carmo é um lugar calmo e tranquilo com belos jacarandás, um chafariz do séc. XVIII no centro, rodeado por edifícios pombalinos e pelas ruínas do Convento do Carmo.
Convento do Carmo
Localizado no topo de uma colina, o Convento do Carmo é uma impressionante ruína gótica que remonta ao século XIV. Foi fundado por D. Nuno Álvares Pereira, em 1389, no entanto, em 1755, o Terramoto de Lisboa e o subsequente incêndio, deixaram o Convento do Carmo em ruínas. Apesar da baixa de Lisboa ter sido reconstruída, o mesmo não aconteceu com o Convento do Carmo que se tornou num dos principais testemunhos visíveis desta catástrofe.
Atualmente, foi instalado no local o Museu Arqueológico do Carmo.
Chiado
O Chiado é um bairro com uma mistura vibrante de cultura, comércio e gastronomia. Nas suas ruas encontra estátuas de conceituados poetas portugueses, como Fernando Pessoa e Luís de Camões, lojas de moda, livrarias históricas e cafés charmosos, criando uma atmosfera cosmopolita e animada.
Depois se perder pelas ruas do Chiado, é altura de descer até à badalada Rua Augusta.
Rua Augusta
A Rua Augusta é uma das principais vias pedestres da Baixa, repleta de lojas, restaurantes e artistas de rua.
Depois desta caminhada pelas ruas lisboetas, aproveite que está na Rua Augusta para fazer uma pausa e desfrutar de uma experiência tipicamente portuguesa!
Faça uma paragem na Fábrica da Nata para observar o processo de fabrico de Pastéis de Nata e desfrutar de um Pastel de Nata com um copo de Vinho do Porto. Recomendamos subir ao segundo andar da loja, onde encontra uma elegante e confortável sala de chá, com varandas com vista para a Rua Augusta. À saída, não se esqueça de levar a sua caixa de 6 Pastéis de Nata quentinhos!
Arco da Rua Augusta
No final da rua, ergue-se imponente o Arco da Rua Augusta, concluído em 1875 como parte da reconstrução pós-terramoto de Lisboa. Por 3,50€, é possível subir Miradouro do Arco da Rua Augusta, que oferece uma vista única de 360° sobre Lisboa.
Praça do Comércio
Ao passar o Arco da Rua Augusta, chega à Praça do Comércio. Durante séculos, a Praça do Comércio foi o centro do poder político e comercial de Lisboa, recebendo aqueles que chegavam a Lisboa através de barco.
Passeio à beira Tejo
A Praça do Comércio fica situada à beira-rio e oferece uma vista espetacular sobre o Rio Tejo. Aproveite para apreciar a vista e dar um calmo passeio à beira-rio.
Sé de Lisboa
Está na altura de se perder pelas ruas íngremes de Alfama, um dos bairros mais típicos da cidade de Lisboa! Primeira paragem: a Catedral de Lisboa, ou Sé, uma das mais antigas e importantes igrejas da cidade. A sua construção começou no século XII, e ao longo dos séculos sofreu várias modificações, exibindo uma mistura de estilos arquitetónicos, incluindo românico, gótico e barroco.
Miradouro de Santa Luzia
Elétrico 28
Os elétricos amarelos são uma imagem marcante da cidade de Lisboa! Na baixa pode apanhar o Elétrico 28 que liga vários pontos deste roteiro, desde o Chiado, até à Sé de Lisboa e ao Miradouro de Santa Luzia. Recomendamos uma viagem no Elétrico 28 para uma experiência bem portuguesa, uma visita panorâmica por Lisboa e facilitar a subida da colina até aos miradouros.Miradouro Portas do Sol
Mais um miradouro que oferece uma vista deslumbrante por Lisboa! Inclui ainda várias esplanadas que convidam a desfrutar de uma bebida refrescante e apreciar a vista.
Castelo de S. Jorge
Um dos marcos mais emblemáticos de Lisboa, o Castelo de São Jorge domina a paisagem da cidade. Construído pelos mouros no século XI, oferece uma fascinante viagem através da história de Portugal, bem como vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Miradouro da Graça
Termine o seu passeio por Lisboa no miradouro da Graça, um miradouro que oferece uma vista sobre todos os elementos mais marcantes da cidade de Lisboa: desde o Castelo de S. Jorge, a Ponte 25 de Abril, o Rio Tejo, as ruínas do Convento do Carmo e toda a zona da baixa de Lisboa.
A partir do Miradouro da Graça, se quiser voltar ao centro da cidade pode encurtar a descida usando o Funicular da Graça.