A origem do Pastel de Nata

Os Pastéis de Nata são uma conhecida iguaria tradicional portuguesa. São pequenos pastéis com uma base de massa folhada, recheados com creme de ovos, leite e açúcar e assados até que a massa fique dourada e crocante e o recheio cremoso e suave.

A popularidade dos Pastéis de Nata não se limita apenas a Portugal. A combinação única de texturas e sabores, conquistou fãs em todo o mundo, tornando-se um ícone da doçaria portuguesa internacionalmente conhecido. Quando se visita Portugal, é quase obrigatório provar este tesouro português!

A Origem do Pastel de Nata

É muito difícil apontar a origem do Pastel de Nata, mas o primeiro registo de um doce muito semelhante data o século XVI no Livro de Cozinha da Infanta D. Maria, neta do Rei D. Manuel I, que não podia imaginar que a sua receita dos «Pastéis de Leite» estaria a dar início a uma saga gastronómica de Portugal pelo mundo.

História da Origem do Pastel de Nata
Pastéis de Nata da Fábrica da Nata
História da Origem do Pastel de Nata
Pastéis de Nata da Fábrica da Nata

Também há registos de receitas semelhantes em conventos e mosteiros de vários locais do país, durante o século XVII e XVIII, época em que estes se dedicavam à produção de uma diversa gama de pastelaria e doçaria. Esta era feita à base de ovo, usando as gemas que sobravam depois de utilizar as claras para engomar a roupa e no processo de produção de vinho. Entre esta gama de pastelaria e doçaria destacam-se receitas semelhantes ao que hoje conhecemos como o Pastel de Nata. Receitas que, ao longo do tempo, foram sofrendo alterações até chegarem à receita do que conhecemos hoje como Pastel de Nata.

A primeira referência escrita ao nome dos Pastéis de Nata e com a receita mais próxima dos atuais, foi registada pela primeira vez no convento de Odivelas, no caderno da abadessa D. Bernardina da Conceição (falecida em 1866). Neste caderno, a primeira página é dedicada Pastéis de Nata e apresenta uma versão para servir quente e outra fria.

Com a expulsão das ordens religiosas e o encerramento de muitos conventos e mosteiros no rescaldo da Revolução Liberal de 1820, a receita do Pastel de Nata saiu dos conventos e tornou-se um ex-libris da doçaria portuguesa.

História da Origem do Pastel de Nata

Onde Comer os Melhores Pastéis de Nata?

Com lojas em Lisboa, Porto e Sintra, a Fábrica da Nata é o local ideal para provar os melhores Pastéis de Nata! Com massa dourada, estaladiça e um recheio doce e cremoso, os Pastéis de Nata da Fábrica conquistam todos os paladares.

Uma visita à Fábrica da Nata é uma experiência sensorial, para além de saborear os deliciosos Pastéis de Nata pode ainda observar o processo de produção e desfrutar de um espaço tipicamente português, desde os tradicionais azulejos portugueses até à música portuguesa como fundo, que se mistura com o cheiro a Pastéis de Nata das fornadas sempre a sair.